Antena Flower-Pot, tutorial completo em Português.

Hoje vou trazer para vocês, um diagrama básico para montar a sua Flower-Pot.
Consegui armar repetidoras a mais de 100km daqui, e no simplex cheguei a 45km com o meu Baofeng UV5R em 5w.
O diagrama abaixo mostra o arranjo básico da versão dessa Flower Pot. Para construir a antena, primeiro selecione um comprimento apropriado do cano de 25mm (no mínimo 1m, mas se você aumentar, você terá mais espaço abaixo da bobina para conectar ao suporte da antena).
Arranjo básico da versão 2m Half-Wave

Faça dois furos na lateral do conduíte para a bobina. O orifício 'superior' ficará a aproximadamente 925 mm da extremidade (esta distância é o comprimento do irradiante mais uma pequena folga entre a extremidade e a tampa final). O espaçamento entre os furos deve ser tal que a bobina fique firme e segura. O diâmetro real do furo e o espaçamento dependerão da marca do cabo e / ou de onde ele foi fabricado. Ele estará perto de ser dois furos de 6mm espaçados de 45mm de distância, mas as voltas mudam.
Se não tiver furadeira, use ferro de solda.
Recomendo usar o RG58 50omhs. Cabos com impedância maior diminuem o resultado da antena. 
Conduíte de perfuração em ângulo
Então pegue o seu cabo em uma das extremidades, retire 457 mm da capa externa e da trança para formar o elemento superior. 
Bainha coaxial de corteCoaxial limpoElemento superior
Amarre um pedaço de linha de pesca (ou similar, linha fina de nylon), cerca de meio centímetro, até o topo do elemento superior. Esta linha será usada para puxar o elemento irradiante esticado, ele irá prender por cima do conduíte e ser preso pela tampa.
linha de pesca
Agora meça 447mm abaixo do ponto em que o cabo foi desencapado; essa é a distância até o início da bobina. Marque essa posição no coaxial com um pedaço de fita, corda, ponto de pintura ou o que for, de modo a ser um ponto de referência / essa marcação será o ponto de referencia do elemento irradiante.
Coaxial inferior
A antena é montada inserindo a parte irradiante (juntamente com a parte da linha de nylon) através do orifício da bobina superior e empurrando-a para cima até que a marcação que você fez desapareça no orifício.
Alimentação coaxial
Prenda a linha de nylon na Ponta do cano, de modo a manter a marcação dentro do cano e o irradiante esticado.
Pesca de coaxial
A bobina é então enrolada na parte externa do cano e o restante do cabo é inserido através do outro buraco da bobina inferior e empurrado para baixo. Usando uma manipulação firme, mas cuidadosa, o cabo é empurrado e puxado através do orifício de saída até que a bobina esteja bem enrolada e segura. Isso deve ser feito sem alterar o comprimento do  elemento irradiante (você deve continuar a ver apenas sua 'marca' através do orifício superior.
Bobina de ferida
O ideal não é usar tampa no cano, para que a condensação da água não permaneça dentro do cano. No meu caso, usei um joelho e deixei o outro lado aberto.
Medindo VSWR

>DICAS<
Entalhe os orifícios da bobina para facilitar as dobras.
Arquivando os furos da bobinaFuros de bobina perfilados
Você pode usar um espaguete termo-retrátil no cabo para diminuir a entrada de água no cabo.
Esquivando o ponto de alimentação

O tipo de coaxial é importante. Use apenas coaxiais trançados.

Não use o coaxial com uma proteção de folha, pois a folha tende a se romper durante a montagem, especialmente nas curvas acentuadas nos pontos de entrada e saída da bobina. Obviamente, se isso acontecer, sua antena não funcionará!

Prova arrogante

Para proteger a bobina de estrangulamento dos ataques de aves, especialmente das cacatuas brancas, a bobina precisa ser coberta com um escudo 'arrogante'. Um cartucho de selante de silicone vazio (ampliar o buraco na parte superior e cortar o cano ao comprimento) se encaixa perfeitamente sobre essa bobina. Um frasco de refrigerante PET pode ser usado, quando aquecidas com uma pistola de ar quente (cuidado pra não derreter o cabo), agirão como tubos de contração térmica e se tornarão uma blindagem muito resistente. 

Dimensionamento para outras frequências

O design acima será dimensionado para outras freqüências, sendo as limitações as propriedades mecânicas do conduíte. Para fazer uma antena para outras freqüências, uma bobina de choque adequada pode ser determinada a partir desta tabela.
Freqüência auto-ressonante coaxial RG58 (MHz)
Voltas da BobinaDiâmetro anterior da canalização do PVC
25 mm32 mm50 mm
4-160 MHz-
5150 MHz136 MHz85 MHz
8142 MHz106 MHz65 MHz
9135 MHz100 MHz60 MHz
10129 MHz95 MHz57 MHz
12117 MHz84 MHz52 MHz
15105 MHz75 MHz47 MHz
Como sugestão, construa uma série de gráficos a partir dos dados para facilitar a interpolação. Idealmente, o estrangulamento deve consistir em turnos de unidade. Meias voltas são aceitáveis, mas não enrole uma bobina de estrangulamento usando outras voltas completas. Se o seu design for para uma única frequência de operação (ou banda muito estreita), então escolha a meia volta mais baixa (isto é, a freqüência de afogamento está mais próxima da freqüência de operação); Se, no entanto, for necessária uma antena de banda larga, escolha a meia volta mais próxima.
O afogador precisa ser ressonante cerca de 5 a 6% abaixo da freqüência de operação desejada. Espaçamento mais próximo vai aguçar (e aprofundar) a resposta VSWR; espaçamento mais amplo achata mas levanta o VSWR. curva.

Projeto da FlowerPot para 6m

Para construir uma versão de 6m, use um cano de 50mm (OD). As dimensões estão no diagrama a seguir.
 Antena de 6m de meia onda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOM DE FM NA WEB

LINKS AO VIVO - CLIENTES